Perguntas frequentes

– Como posso candidatar-me a um período de estudos em Intercâmbio/Eramus+?
– Quais são os critérios de aceitação para estudar em Intercâmbio/Erasmus+ na UFP?
– Posso frequentar a UFP como aluno ‘free mover’?
– A minha universidade não tem um acordo com a UFP. Existe outra possibilidade de estudar na UFP?
– Vou frequentar a UFP no próximo semestre enquanto aluno de Intercâmbio/Erasmus+. Onde devo dirigir-me para fazer a inscrição?
– Fui aceite para um semestre na UFP como aluno de mobilidade. Posso solicitar uma extensão do meu período de estudos?


1 – Como posso candidatar-me a um período de estudos em Intercâmbio/Eramus+?
Assim que a sua universidade aprovar a sua participação no programa de intercâmbio, deverá preencher o formulário de candidatura disponível na nossa página de Internet.
Este formulário deverá ser enviado ao Gabinete de Relações Internacionais da UFP.

2 – Quais são os critérios de aceitação para estudar em Intercâmbio/Erasmus+ na UFP?
Se deseja estudar na UFP através de um programa de Intercâmbio/Erasmus+, a sua universidade de origem deve possuir um acordo formal com a UFP. Deverá então contactar a pessoa responsável pelos programas de intercâmbio da sua universidade para confirmar se pode participar no programa. Se não existe um acordo formal de intercâmbio, não poderá candidatar-se a um período de estudos na UFP.

3 – Posso frequentar a UFP como aluno ‘free mover’?
Infelizmente, a UFP não aceita alunos ‘free movers’.

4 – A minha universidade não tem um acordo com a UFP. Existe outra possibilidade de estudar na UFP?
Poderá vir como Estudante Visitante. Este estatuto permite que estudantes de outras universidades possam frequentar até um ano lectivo na UFP à discrição do departamento académico envolvido. Por favor contacte o GRI para mais informações.

5 – Vou frequentar a UFP no próximo semestre enquanto aluno de Intercâmbio/Erasmus+. Onde devo dirigir-me para fazer a inscrição?
A inscrição permite ao aluno tornar-se membro da Universidade e permite-lhe acesso a todas as instalações e serviços da UFP.
As inscrições têm lugar nas duas primeiras semanas de cada semestre no Gabinete de Relações Internacionais.
Todos os alunos que estejam a frequentar o primeiro, segundo ou terceiro ano na sua universidade de origem serão inscritos como alunos do 1.º Ciclo (licenciatura).
Todos os alunos que estejam a frequentar estudos pós-graduados na sua universidade de origem serão inscritos como alunos do 2.º Ciclo (Mestrado) e aqueles que estejam a estudar para Doutoramento serão inscritos como alunos de Investigação.

 6 – Fui aceite para um semestre na UFP como aluno de mobilidade. Posso solicitar uma extensão do meu período de estudos?
Os alunos de Intercâmbio/Erasmus+ que foram aceites para um semestre na UFP não podem prolongar o período de estudos original.