O que fazer antes e depois de chegar ao Porto

1 – Antes de partir para o Porto
2 – Os seus primeiros dias no Porto
3 – Antes de ir embora do Porto
4 – Outras questões

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1 – Antes de partir para o Porto

  • Deve ser feito um seguro de saúde que cubra qualquer imprevisto que possa ocorrer em Portugal. O parceiro preferencial do Gabinete de Relações Internacionais é a . Também pode ser obtido um Cartão Europeu de Seguro de Doença nos países onde esse cartão esteja acessível.
  • Os alunos devem pedir sempre uma confirmação em como o alojamento. que reservaram estará disponível na data de chegada.
  • O aluno deve consultar regularmente o e-mail para garantir que dispõe da informação mais atual sobre seu o período de estudos na UFP.
  • Os alunos devem verificar o nosso calendário académico antes de planear as viagens de ida e de regresso. A chegada ao Porto deverá ser feita 3 a 5 dias antes do início das aulas, para permitir uma integração mais fácil e evitar a perda de aulas nos primeiros dias. Os alunos só necessitarão de permanecer no Porto depois do último dia de aulas caso não tenham sido aprovados no sistema de avaliação contínua (ver “Início das aulas e alterações ao contrato de estudos“).
  • Os alunos podem contactar o Coordenador Departamental na UFP por email se tiverem alguma dúvida sobre o conteúdo das disciplinas. Devem ainda aproveitar a oportunidade para se apresentarem ao Coordenador e marcarem uma reunião para os primeiros dias no Porto.
  • Logo que possível, os alunos devem informar o Gabinete de Relações Internacionais sobre a data exata de chegada ao Porto.

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2 – Os seus primeiros dias no Porto

  • Quando chegar ao Porto, o aluno deve dirigir-se diretamente para o local que reservou alojamento previamente (hotel, pousada, apartamento, etc.). Depois de se instalar, deve vir ao Gabinete de Relações Internacionais da UFP, localizado no último piso do edifício da Reitoria (Sede), para entregar quaisquer formulários relevantes da universidade de origem e para receber toda a informação necessária para o início do período de estudos.
  • É obrigatória a comunicação dos contactos de cada aluno no Porto (morada e número de telefone) para podermos falar com ele em caso de emergência.
  • Antes de começarem a frequentar as aulas, os alunos deverão contactar o Coordenador Departamental na UFP (caso ainda não o tenham feito) para agendar uma reunião logo que possível.
  • Se surgir algum conflito nos horários das aulas que obriguem a uma alteração do plano de estudos, o Coordenador Departamental ajudará, sempre que possível, a elaborar um plano alternativo. Também por vezes, uma disciplina pode ficar indisponível por alguma razão imprevista.
  • O aluno com visto de residência poderá ter de comunicar a respectiva chegada oficialmente ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no prazo máximo de três dias. Para mais informações sobre procedimentos necessários e penalizações, deverá contactar directamente o SEF (http://www.sef.pt/).

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3 – Antes de ir embora do Porto

  • No final do semestre, se o aluno tiver sido aprovado nas tarefas de avaliação necessárias, não é preciso fazer exames.
  • Se um aluno não for aprovado a uma disciplina específica, terá de avisar o Gabinete de Relações Internacionais em tempo útil, para que seja verificada a possibilidade de realizar um exame a essa disciplina.
  • Os alunos deverão entregar no Gabinete de Relações Internacionais todos os documentos necessários para preenchimento (tais como Certificados de Frequência) que tenham sido pedidos pela universidade de origem. Não devem esperar pelo último dia!
  • As classificações finais serão enviadas diretamente para a universidade de origem, assim que estiverem disponíveis no nosso sistema informático (este processo pode demorar algumas semanas, depois da partida do Porto).

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4 – Outras questões
Se ainda tiver dúvidas depois de ler cuidadosamente esta página, não hesite em contactar o Gabinete de Relações Internacionais através do nosso email: international@ufp.edu.pt.

O Gabinete de Relações Internacionais:
Nadine Trigo (Coordenadora Institucional)
Ana Moutinho (Assistente de Mobilidade de Estudantes)
Cândido Sobreiro (Assistente de Mobilidade de Estudantes)

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